Em 2008 deverão existir na Europa Ocidental 53 milhões de utilizadores de portais móveis, que contribuirão para que o valor deste mercado ascenda a 2 mil milhões de euros. A tendência de expansão iniciou-se no final de 2002, depois de muitas das primeiras experiências de portais móveis terem falhado e acabado por fechar devido ao reduzido número de clientes e serviços, revela um estudo da IDC.



No documento prevê-se, à luz dos indicadores apurados no ano passado, que o mercado de portais móveis esteja a consolidar e o seu número de utilizadores se mantenha em fase ascendente até 2008. A IDC acredita que o Vodafone Live! deu um impulso definitivo nesta área, funcionando como dinamizador de projectos por parte de várias operadoras móveis europeias.



Tendo em conta os projectos que nasceram ou foram reestruturados ao longo de 2003, a IDC conclui que é notória uma consolidação crescente, sobretudo por parte de operadoras que actuam em diferentes países e que transformaram os seus portais locais em marcas pan-europeias, com um único brand e uma multiplicidade de serviços que pode ser utilizada pelas várias nacionalidades de clientes.



O estudo da IDC intitulado "Mobile Portals in Western Europe: Forecast and Analysis 2003-2008" adverte ainda para a necessidade da melhoria de alguns aspectos nos principais projectos europeus, alertando para a especificidade de cada nacionalidade de consumidor - e a importância das ofertas personalizadas - e para a necessidade de conteúdos dinâmicos e interactivos como forma de cativar os utilizadores.



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