A banda larga móvel continua a posicionar Portugal nos lugares da frente entre os seus congéneres europeus. O país apresentava, no final de 2009, uma taxa de penetração de 16 por cento nesta tecnologia, os segundos melhores resultados da Europa a 15, de acordo com o mais recente Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Comunicações Electrónicas da Autoridade da Concorrência (AdC).

Coincidentes com os valores publicados pela Comissão Europeia em Maio último, os dados da AdC mostram que a taxa de penetração da banda larga móvel em Portugal se encontra apenas a um ponto percentual do dobro da média europeia, sendo apenas ultrapassada pela Finlândia.
Por sua vez, 19 por cento dos utilizadores de Internet acedem em banda larga ao serviço, o segundo valor mais baixo da UE15.

Quanto aos preços, os valores portugueses situam-se 20 por cento abaixo da média europeia. Segundo a AdC, o preço médio para as velocidades entre 12 Mbps e 32 Mbps era, em 2009, de 33 euros, "ou seja, o quinto mais baixo da UE15". Para velocidades superiores a 35 Mbps, menos comuns, o "preço médio mensal era o mais elevado do conjunto de nove países considerado".

PMEs pagam mais por chamadas

Entre as várias conclusões apresentadas no seu relatório anual, a AdC refere que as Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas pagam mais que as congéneres europeias para fazerem chamadas telefónicas.

Em média, o preço do cabaz para as PME em Portugal custou 1.708 euros mensais, o sexto mais alto entre a UE15, onde o valor médio se situou nos 1.587 euros.

Já nos restantes segmentos de mercado os valores são mais baixos do que a média europeia.
No caso das chamadas fixas, o preço das chamadas locais e nacionais em Portugal era de, respectivamente, 14,7 cêntimos e 23,3 cêntimos por minuto.

Nas chamadas móveis, as receitas médias por minuto era de 12 cêntimos no final de 2008 o que, segundo o organismo, estava "ligeiramente abaixo da média da União Europeia a 15 países".

Embora os tarifários pós-pagos representassem em 2009, apenas 27 por cento dos clientes, a AdC avaliou igualmente os preços mensais deste tipo de oferta de comunicações móveis, referindo que os preços são superiores aos valores médios registados na UE15.