O número de pontos públicos de acesso sem fios à Internet duplicou em Portugal nos últimos três anos. Actualmente, existem mais de 1.600 hotspots activos, distribuídos por cafés, restaurantes, jardins, centros comerciais, hotéis e outros espaços culturais e de lazer de todo o país.



A procura destes pontos tem levado à implementação de infra-estruturas que respondam às necessidades dos utilizadores. Um responsável pela instalação de pontos de acesso da PT Wi-Fi, a líder em implementações, referiu ao O Público que, no ano passado, foram criados 300 novos hotspots e que, para 2008, é esperado um acréscimo semelhante.



Por parte da Vodafone os números também continuam a aumentar. Actualmente, a operadora já conta com 147 pontos de acesso activos, com perto de uma centena a concentrar-se em hotéis. Contudo, no caso da Vodafone, a oferta da ligação é da responsabilidade dos parceiros pois a operadora não possui uma lista dos hotspots gratuitos para o público.



Quanto ao grupo Sonae, do qual fazem parte as operadoras Optimus e Clix, a rede wi-fi não observou grandes alargamentos nos últimos três anos. Os espaços de acesso oferecidos pela Sonae mantêm-se praticamente os mesmos de sempre e cingem-se aos vinte centros comerciais do grupo empresarial.



A nível mundial, somam-se 232 mil pontos de acesso wi-fi - tanto pagos como gratuitos - distribuídos por 134 países, regista a JiWire. Os Estados Unidos continuam a liderar a lista dos países com maior número de hotspots ao disponibilizar mais de 62,7 mil pontos de acesso.



Notícias Relacionadas:

2006-06-05 - Câmara de Lisboa promove Internet sem fios em cinco jardins

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.