De acordo com os dados partilhados pela Ookla, a Hawaiian Airlines e Qatar Airways, que usam a rede da empresa de Elon Musk, destacam-se pelo melhor desempenho dos seus serviços de Internet nos voos.

Companhias aéreas como a Delta, Spirit, Air Canada ou American Airlines oferecem velocidades consideradas aceitáveis e suficientes para tarefas online mais básicas, como enviar emails. Do lado oposto do espectro está a Lufthansa, cuja oferta de Internet se destaca pela negativa com as velocidades mais lentas.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A Ookla explica que os satélites da Starlink, que operam em órbita terrestre baixa (ou LEO, em inglês) permitem alcançar uma velocidade mais elevada e uma latência inferior em comparação com as redes tradicionais baseadas em satélites geoestacionários. O serviço de Internet da Starlink conta com velocidades médias de download de 152 Mbps, upload de 24 Mbps e latência de 44 ms.

Por comparação, os serviços de empresas como a Hughes e Intelsat, baseados em satélites geoestacionários, oferecem velocidades médias de download de 84.55 Mbps e 61.61 Mbps, respetivamente. Porém, ambos registam latências mais elevadas, entre 667 ms e 893 ms.

Ainda nesta categoria, os serviços da Viasat, também têm velocidades médias de download consideradas aceitáveis, na ordem dos 50.38 Mbps, indica a Ookla. Por outro lado, os serviços de rede LTE terrestre da Deutsche Telekom, usados pela Lufthansa, registam velocidades médias de download de 4.14 Mbps. 

A Ookla detalha que, apesar das diferenças entre a qualidade e desempenho dos serviços, há mudanças a caminho, com várias companhias aéreas a olharem cada vez mais para a melhoria da conectividade a bordo como uma prioridade estratégica.

Por exemplo, a United Airlines anunciou ainda no início deste ano a transição dos serviços usados por toda a sua frota para a Starlink, com o objetivo de oferecer Wi-Fi gratuito para os membros do programa MileagePlus. A SAS (Scandinavian Airlines System) também está a trabalhar com a empresa de Elon Musk para garantir o acesso a Internet de alta velocidade até ao fim do ano.

Mas não é tudo: outras companhias aéreas estão a optar pelos serviços da Viasat, Intelsat e Hughes e, do lado das empresas de aviação, a Panasonic Avionics já oferece Wi-Fi 6E na sua frota.