Portugal assina amanhã com a União Internacional das Telecomunicações - UIT - um Memorando de Entendimento que tem como finalidade estabelecer um programa de cooperação na área das telecomunicações e Sociedade da Informação. O acordo insere-se nos trabalhos estipulados para a Cimeira EU-África - cujo início está agendado para hoje - onde serão abordadas diversas "linhas de orientações comuns em matérias como a boa governação, os direitos humanos, paz e segurança, comércio e desenvolvimento sustentável", indica o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em comunicado.



Entre os pontos a protocolar destacam-se a colaboração entre as duas partes na criação de um centro de excelência de telecomunicações em África para países de expressão portuguesa, a organização de fóruns e conferências sobre assuntos estratégicos para a área das telecomunicações, entre as quais uma possível conferência da UIT.



No âmbito do acordo será ainda realizada anualmente uma sessão de entrega de um prémio que distinga iniciativas de promoção ao desenvolvimento da Sociedade de Informação.



Com esta parceria, será dado um contributo significativo à promoção das telecomunicações naquele continente, uma das preocupações do Governo português e da UIT, garantem as entidades. O protocolo será assinado pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o Secretário Geral da UIT, Hamadoun Touré, no Pavilhão de Portugal em Lisboa.



Notícias Relacionadas:

2007-10-31 - Indústria móvel quer promover o desenvolvimento tecnológico em África