Portugal é um dos países mais avançados na instalação das Redes de Nova Geração, "senão o mais avançado", na opinião de Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O responsável governamental, que falou à Lusa à margem da sessão de apresentação das "Redes de Nova Geração ao Serviço do Desenvolvimento Regional", em Évora, defende ainda que os campus universitários e politécnicos do país estão equipados com "a rede mais avançada que existe em toda a Europa, sendo que a rede europeia é a mais avançada no mundo inteiro".

"A maioria dos estudantes portugueses não tem noção que entrar num campus universitário e ter acesso automático e gratuito por Wi-Fi à Internet não acontece na maioria dos outros países", afirmou, explicando que há universidades de outros países que têm serviço idêntico, mas "não acontece de forma sistemática".

Mariano Gago considera que o facto de se ter conseguido generalizar o uso das tecnologias de informação e comunicação com grande velocidade veio criar oportunidades de trabalho que antes não existiam.