A Vodafone Portugal anunciou recentemente um concurso para fomentar o desenvolvimento de aplicações e na mesma informação adiantava que os participantes ganhariam, além de prémios, a possibilidade de comercializar os seus trabalhos numa loja de aplicações, a lançar daqui por algum tempo.

Hoje a casa mãe deu mais informações sobre o tema e confirmou que Portugal será um dos primeiros países a receber o serviço, antes do final do ano. Na lista dos pioneiros nesta App Store vão estar também Reino Unido, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Grécia e Irlanda.

Foi ainda anunciado que os programadores ou parceiros de conteúdos que disponibilizem as suas aplicações na loja online podem usar o sistema de facturação da empresa e esperar o direito a 70 por cento dos lucros.
Em Portugal, já se perfila mais uma loja online, da TMN, que dias depois estreou um serviço deste tipo. Na Europa e no resto do mundo também há vários exemplos de empresas a tentar seguir o modelo de sucesso da Apple.

No caso da Vodafone a empresa promete, para além da receita, acesso às suas capacidades de rede, nomeadamente em termos de localização. O objectivo, garante, é facilitar o desenvolvimento de ofertas inovadoras.
Os clientes com telemóveis que já tenham acesso a outros mercados de aplicações poderão escolher a solução que mais lhes agrada.

O concurso lançado pela Vodafone Portugal para encontrar novas aplicações móveis está em marcha até ao próximo dia 14 de Junho.