Portugal está bem posicionado no que diz respeito à qualidade de Internet a que os utilizadores têm acesso. Na rede fixa a velocidade média do território nacional é de 30,68 Mbps, o que representa um salto significativo relativamente aos 26,6 Mbps conseguidos em igual período do ano passado.

Numa análise mais detalhada, a velocidade de download ronda os 22,5 Mbps e a velocidade de upload aproxima-se dos 10,2 Mbps.

Os resultados dizem respeito ao mês de março e são revelados pela ferramenta de análise da empresa Ookla. Com os valores atingidos Portugal assegura a 29ª posição num ranking de 199 países.

Num outro campo de análise foi avaliada a velocidade média da Internet móvel e aí Portugal consegue o 27º lugar: a velocidade média ronda os 16,26 Mbps, com a média do download a situar-se nos 12,07 Mbps e o débito de upload a ser de 4,9 Mbps.

Também neste segmento Portugal conheceu um crescimento, pois em março de 2014 registava uma média de 12Mbps de velocidade de Internet móvel.

Destaque ainda para o Seixal, a localidade portuguesa com melhor média de Internet fixa, conseguindo uma velocidade de 78,56 Mbps - superando por larga margem Lisboa e o Porto, onde a média é de 39,5 Mbps e 38,04Mbps respetivamente.

Olhando para outros países, Portugal consegue apresentar um melhor desempenho na Internet fixa do que a Espanha, França e Reino Unido, por exemplo.

Destaque ainda para Itália, país que regista uma maior velocidade média de Internet móvel - cerca de 12 Mbps - do que velocidade de Internet fixa - perto dos 9 Mbps.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.