
A Anacom fez um balanço do primeiro trimestre de 2025 dos testes à consistência dos serviços de internet registados pela sua aplicação NET.mede. Durante este período foram realizados 150 mil testes à velocidade de internet, numa média de 1.670. Apesar de ter diminuído 1% face ao trimestre anterior, a ferramenta registou mais 10% face ao período homólogo anterior.
Segundo a ferramenta, a média de velocidade de download em acessos fixos residenciais foi de 205 Mbps e 31 Mbps em terminais móveis. Já a velocidade média de upload é de 101 Mbps em fixos e 10 Mbps em móveis. Quanto à latência, os fixos registaram 12 ms e os móveis 34 ms.

Outras estatísticas dizem respeito aos horários dos testes, sendo que os fixos residenciais foram feitos entre as 16 e 22 horas. Nos móveis, o horário fixou-se entre as 10 e 16 horas. No período apenas 9 conselhos não realizaram testes do total de 308, nos móveis ficaram 20 de fora.
A média dos resultados seria melhores nos acessos móveis ao contabilizar os acessos com ligação direta à rede móvel pela app (44 Mbps de download, 14 de upload e 28 ms de latência). Caso se considere apenas a redes 5G, a velocidade aumenta para uma média de 79 Mbps de download, 26 Mbps de download e 16 ms de latência.
O regulador diz que houve uma melhoria na velocidade de download de 16% face ao trimestre homólogo, assim como no upload (6%) no que diz respeito a acessos fixos residenciais. Nos móveis, a velocidade de download melhorou 54% e em upload manteve-se igual. A latência foi menor em cerca de 8% no fixo e manteve-se igual nos móveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários