No fim do primeiro trimestre deste ano os portugueses enviavam uma média de 77 mensagens escritas por semana, a partir do telemóvel. O número, que se traduz em cerca de 11 SMS por dia, por português, representa o dobro dos SMS registados no Barómetro de Telecomunicações referente a Março de 2006, diz a Marktest.



Segundo a empresa de estudos de mercado, 5,9 milhões de residentes no continente com mais de 10 anos utilizam esta funcionalidade no seu telemóvel. Cerca de metade afirma enviar até 10 mensagens escritas por semana, enquanto um quinto admite enviar mais de 50 mensagens escritas por semana.



As respostas divergem na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, onde, em termos médios, são enviadas 201 mensagens escritas por semana, 29 por dia. Cerca de 77 por cento dos inquiridos com este intervalo de idades diz enviar mais de 10 mensagens por semana e mais de metade revela enviar mais de 50 SMS semanalmente.



A partir dos 25 anos as taxas de utilização das SMS caem de forma acentuada. Além das diferenças por faixa etária e região do país, o estudo revela também dados diferenciados para a utilização de SMS entre classes sociais e regiões do país. No norte e entre as classes mais baixas a utilização do serviço é mais expressivo.



Notícias Relacionadas:

2007-08-31 - Jovens enviam em média 157 SMS por semana