Divulgado hoje, o Painel dos Mercados de Consumo da União Europeia mostra que os portugueses estão pouco satisfeitos com os serviços de Internet que contratam. A percepção dos consumidores locais relativamente aos serviços de telefonia fixa ou móvel também não é muito melhor.



Os dados europeus mostram que apenas 66 por cento dos portugueses se mostram satisfeitos com o serviço de acesso à Internet. Ligeiramente acima estão os serviços de telefonia fixa, que satisfazem 66,1 por cento, ou os serviços de telefonia móvel que agradam a 72,7 por cento dos consumidores.



Qualquer uma das áreas está, no entanto, no limite mais baixo deste índice de satisfação, onde estão considerados quatro níveis de satisfação: alto, médio alto, médio baixo e baixo.



No caso da telefonia fixa é ainda de registar que os níveis de satisfação apurados para Portugal estão abaixo da média da UE. Já as comunicações móveis satisfazem mais os portugueses, que a média dos cidadãos da União Europeia. Nas 50 analisadas, a área que mais satisfaz os portugueses é a do jogo, apostas e lotaria.



No nível mais alto de satisfação, tendo em conta a área da electrónica, apenas os bens electrónicos não TIC (recreativos) geram altos níveis de satisfação junto dos utilizadores, de acordo com as respostas de 79,2 por cento dos inquiridos. No nível médio baixo estão os bens TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação em sentido lato.



Globalmente a nível europeu, a Internet está entre os três mercados que a Comissão Europeia aponta como menos prováveis na satisfação do cliente, as pensões e títulos e o imobiliário fecham um Top 3 de presenças recorrentes. No extremo oposto da tabela estão os livros, revistas e jornais e o os serviços e bens culturais e de lazer.



O estudo avaliou 50 mercados que representam mais de 60 por cento do consumo das famílias.