Entre Abril e Junho deste ano os portugueses realizaram, por mês, uma média de 61 chamadas móveis, revelam números da Anacom, que excluem as comunicações referentes a cartões móveis dedicados ao acesso à Internet. A maioria das chamadas realizadas teve como destino interlocutores da mesma rede móvel (em média foi assim em 42 das chamadas realizadas), diz a mesma fonte.



As mensagens escritas continuam também a desempenhar um papel central nas comunicações móveis, e no período em análise o regulador das comunicações regista que foram enviadas 6,5 mil milhões, mais 2,3 por cento que na mesma altura do ano passado. O número representa uma média mensal de 302 mensagens por utilizador.



Mais reduzido é o número de mensagens multimédia enviado pelos utilizadores, numa média de 7 mensagens enviadas por mês, por cada utilizador. A representatividade reduzida deste serviço torna-se ainda mais evidente, tendo em conta que os 30,3 milhões de mensagens processadas tiveram origem em apenas 11 por cento das estações móveis efectivamente utilizadas.



Ainda mais tímido é o peso da videochamada no portefólio de serviços móveis, com um total de 1,5 milhões de chamadas realizadas, mas a crescer, já que o número representa uma variação positiva de 16,5 por cento, face ao trimestre anterior. A televisão móvel também mantém um acesso pouco expressivo, no contexto dos serviços 3G, com apenas 71 mil utilizadores no final de Junho.



Contudo, quando somados entre si, os serviços de banda larga móvel - videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, televisão móvel, entre outros - já são usados por 27,6 por cento das contas móveis activas.



Em termos globais, a Anacom contabilizava no final de Junho 15,87 milhões de utilizadores (que o regulador agora designa como estações móveis activas), num crescimento ligeiro (0,3 por cento) sendo que, destas, 82 por cento foram efectivamente usadas. Os planos pós-pagos continuam a representar uma minoria, sendo usados apenas em 16,2 por cento das contas activas.



No trimestre em análise foram originadas na rede móvel 4,9 mil milhões de minutos de conversação, mais 13,5 por cento que nos três meses antes, num aumento que se relaciona com a proliferação dos planos que permitem chamadas gratuitas entre aderentes.