Entre julho e setembro deste ano o volume de chamadas realizadas a partir da rede fixa caiu 4,1% relativamente ao mesmo trimestre do ano passado, para um total de 531 mil chamadas realizadas.



O número de minuto de conversação manteve-se estável (aumentou 0,9% para 1,9 milhões) de acordo com dados revelados hoje pela Anacom, que considera os valores normais, tendo em conta os efeitos habituais de sazonalidade.



Cada consumidor (acesso) falou em média, por mês, 117 minutos para a rede fixa, 13 minutos para redes móveis e 10 minutos para o estrangeiro, realizando cerca de 29 chamadas na rede fixa, sete para telemóvel e 1,9 para destinos internacionais.



Os números do trimestre voltam a mostrar que os novos acessos as ofertas multiple player suportadas em rede de alta velocidade, de fibra ou cabo, são o principal fator de dinamismo do mercado.



No período o parque de acessos telefónicos aumentou 1,1% face ao mesmo trimestre do ano anterior, para 4,6 milhões. O crescimento dos acessos suportados naquelas tecnologias avançou 26,4% face ao trimestre homólogo.



A mensalidade média das ofertas de serviço telefónico fixo, de acordo com dados da Marktest citados pelo regulador, era no trimestre de 15,6%, valor que representa uma descida de 6,5% face ao mesmo período do ano passado.



No final dos primeiros nove meses do ano o serviço fixo de telefone rendeu 1,2 mil milhões de euros aos operadores, valores que combinam a receita das ofertas multiple player e stand alone e que traduzem um crescimento de 6,2% face aoas primeiro nove meses de 2011.



No final de setembro a Portugal Telecom liderava o mercado de telefonia fixa com uma quota de 57,3%, seguida da Zon que controlava 19,3%.



No final da semana passada a Anacom revelou também os dados do 3º trimestre para o serviço móvel, onde se registou, pela primeira vez, uma queda no número de utilizadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.