A Oni comunicou que está a avançar com uma fase de "teste comercial" da tecnologia powerline. A empresa afirma ter concluído com sucesso os testes da tecnologia de fornecimento de dados e voz sobre a rede eléctrica que decorreram em Telheiras e no Parque das Nações, em Lisboa, e iniciou esta semana a comercialização do serviço nas mesmas zonas.



A operadora do Grupo EDP estima que a fase de teste comercial será concluída até final de 2005, após o que está previsto o início da cobertura crescente de várias regiões do país. Em comunicado, Diogo da Silveira, CEO da operadora, explica que a operadora vai medir "a adesão e o grau de satisfação dos utilizadores para avaliarmos a viabilidade da massificação deste serviço. A nossa estratégia assenta na orientação para o consumidor e, por essa razão, queremos testar a reacção do mercado-alvo, não só ao produto como também à eficácia dos processos de disponibilização do mesmo".



O serviço, designado Oni220 Powerline, exige um pagamento de 25 euros para a activação e mantém duas ofertas de voz e acesso à Internet com velocidades de 2 e 5 Mbps. no caso da oferta de 2 Mbps o upload garantido é de 1 Mbps e a mensalidade fica em 34,9 euros por mês, estando contemplado o tráfego ilimitado no período entre as 21h e as 9 h de segunda a sexta feira e 24 horas no fim de semana, para além de 4 GBytes de tráfego nos restantes períodos.



No pacote de 5 Mbps o upload é de 2 Mbps para um custo de 44,9 euros por mês (com taxas ainda de 19% de IVA) e condições de tráfego equivalentes à oferta anterior. A nível das comunicações de voz os dois pacotes incluem chamadas ilimitadas entre as 21h e as 9 h de segunda a sexta-feira e 24 horas no fim de semana. Nos restantes períodos a taxação segue o tarifário Oniparticulares.


A fase de testes técnicos foi finalizada recentemente, garantindo a Oni e a EDP que os resultados foram animadores do ponto de vista tecnológico e de satisfação dos utilizadores. Os testes abrangeram 300 casas na zona da Parque Expo e em Telheiras.



Recorde-se que no ano passado a empresa tinha definido metas ambiciosas para o desenvolvimento do powerline, nomeadamente com o objectivo de conseguir 10 mil clientes até ao final do ano, mas a fase comercial acabou por não arrancar.



"Os resultados deste teste comercial serão fundamentais para que se possa analisar a viabilidade comercial do serviço, por um lado, alinhado com as reais necessidades do mercado e, por outro lado, sustentado num modelo de negócio que garanta o interesse dos accionistas. Além disso, existem ainda algumas questões de ordem regulatória que terão que ser definidas e que o período de teste comercial poderá ajudar a resolver" defende Diogo da Silveira

Notícias Relacionadas:

2004-02-05 - Oni quer 10 mil clientes em PowerLine até final do ano