O preço das chamadas para serviços informativos vai ficar até 30% mais baixo depois de a Autoridade Nacional de Comunicações ter regulado os valores pagos pelos utilizadores dos números começados por 18 (1820, 1891). A gama de números 18xy também vai ganhar novas aplicações.

A descida do preço depende do tempo de duração das chamadas e do serviço a partir do qual é feito - fixo ou móvel. Dependendo dos casos, as poupanças podem ir até 30% dado o teto máximo que o regulador estabeleceu mas que não é revelado em comunicado.

Além dos serviços informativos de listas telefónicas os 18xy vão poder prestar serviços informativos mais generalistas como fornecer a localização de farmácias, hospitais e locais de interesse público. A Anacom refere em comunicado que desta forma a prática dos serviços informativos em Portugal assemelha-se à de outros países europeus como a Espanha, a França e a Itália.

"O regulador considerou que estes serviços podem ter grande utilidade para os consumidores, pela facilidade e rapidez de utilização que lhes é inerente, além de permitirem, por via áudio, uma experiência semelhante à da navegação na Internet, o que é particularmente relevante para consumidores com necessidades especiais, caso dos invisuais", escreve a Anacom.

Reservas em restaurantes e de bilhetes de espectáculo, saber a proximidade de esquadras da polícia, bancos ou gasolineiras assim como requerer informação sobre horários de transportes públicos, igrejas ou museus são outras possibilidades que podem ser exploradas a partir de agora na gama de números 18xy.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico