Foi realizada hoje em Ermesinde a primeira chamada de voz sobre a rede UMTS da OniWay. A empresa informou, em comunicado de imprensa, que efectuou com sucesso a primeira chamada UMTS para um número da rede fixa, na presença de um representante do Instituto de Comunicações de Portugal (ICP).



Apesar do adiamento acordado pelo Governo do início do serviço de redes móveis de terceira geração em Portugal para 31 de Dezembro de 2001, o que na realidade atrasa o UMTS um ano, os testes de instalação das redes e da operacionalidade dos serviços continuam a ser feitos. No caso da OniWay, o Centro Técnico em Ermesinde, no concelho de Valongo, é o principal ponto operacional dos testes realizados, alojando o equipamento tecnológico que vai gerir a rede no norte do país.


A chamada de voz hoje efectuada foi conseguida através de um terminal de terceira geração da Nortel, ainda em protótipo, e a norma de comunicação utilizada foi, segundo a empresa, a mais recente versão da norma europeia UMTS, produzida pelo comité 3GPP.



Na sequência deste teste, a OniWay afirma ter sido demonstrada a interoperabilidade da rede UMTS com a rede fixa e com a rede móvel de GSM. A OniWay reafirmou ainda a sua vontade de ser o "primeiro operador 3G em Portugal", sendo o único operador de comunicações móveis português com licença de UMTS que não está licenciado pelo ICP para estabelecer uma rede GSM.



A OniWay contornou, recentemente, esta dificuldade ao estabelecer um acordo com a TMN para roaming nacional e partilha de infra-estruturas de rede GSM, GPRS e UMTS, que lhe darão a possibilidade de lançar serviços sobre GPRS durante o primeiro semestre de 2002.

Notícias Relacionadas:

2001-11-08 - TMN e OniWay juntas em acordo de roaming

2001-11-01 - Oni assume a participação da Impresa na OniWay