Os reguladores americanos aprovaram a primeira placa WiMax para portáteis. A tecnologia foi submetida à análise do regulador pela Clearwire, que a pretende disponibilizar na sua rede ao longo da segunda metade do ano, passando a oferecer aos seus utilizadores mais uma opção de ligação à Internet sem fios e em banda larga.



De acordo com informações da Comissão Federal das Comunicações, a placa Wimax cabe na norma do Tipo II para slots de cartões portáteis e pode ser usado em equipamentos com sistema operativo Windows Vista e Windows XP.



A aprovação desencadeia o início da comercialização de soluções WiMax no mercado, uma tecnologia que por representar uma melhoria significativa na largura de banda e na cobertura de rede, face ao WiFi, e por não necessitar de fios, promete rivalizar com o DSL e com o 3G.



Mesmo antes de chegar ao mercado o WiMax tem por diversas vezes sido apontado como alternativa para garantir cobertura de banda larga em zonas remotas, onde não compensa realizar investimentos em infra-estruturas fixas. É também encarado como uma alternativa de ligação à Internet para quem necessidade de mobilidade e que hoje tem no 3,5G a opção mais viável para garantir essa ligação em mobilidade.



Face ao 3,5G, na sua fase actual, o WiMax leva vantagem já que oferece uma largura de banda até 70 Mbps, contra os 3,6 Mbps que o 3,5G hoje oferece em Portugal. Noutros países as velocidades disponíveis são menores. O WiFi é outra das alternativas, embora também mais limitada na largura de banda e na cobertura.



A placa WiMax aprovada pelo regulador americano vai funcionar na rede WiMax da Clearwire, desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Motorola e o fabricante de equipamentos de rede wi4 Expedience.



A Clearwire já oferece serviços de acesso à Internet sem fios nos Estados Unidos e na Europa. No final do ano contava com um total de 206 mil subscritores, um número que espera aumentar de forma significativa com o enriquecimento da oferta.



Notícias Relacionadas:

2007-04-27 - Ligações Internet na Europa aceleram enquanto redes móveis e VoIP ganham popularidade
2007-04-24 - Neozelandeses e britânicos preocupados com radiações emitidas pelas redes Wi-FI

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.