A falha detectada no iPhonne já tem correcção disponível. A Apple lançou ontem o update para a vulnerabilidade que, de acordo com os analistas, poderia ser explorada originando o roubo de informações ou a gravação de telefonemas.



O iPhone 1.0.1 update está a ser distribuído através do iTunes e não aparece no tradicional Software Update do Mac OS X. A actualização corrige ainda duas falhas no browser Safari, uma no WebCore e duas no WebKit.



De acordo com a MacWorld, os cinco bugs estão relacionados com a navegação e permitem que, no caso de as falhas serem exploradas, que os utilizadores sejam reencaminhados para páginas maliciosas.



A Apple não tem por hábito classificar a gravidade das falhas que detecta como acontece no caso da Microsoft. Contudo, e no entender de vários especialistas, as vulnerabilidades a tratar são tidas como críticas, sendo por isso necessário a actualização do software.



A falha do Safari foi tornada pública a semana passada quando três peritos em tecnologias referiram que o erro permitia a exploração dos telemóveis, através de sites e pontos de acesso wi-fi forjados que propagam códigos maliciosos. Os especialistas afirmavam que este processo poderia colocar a segurança dos dados privados dos utilizadores que, após terem o seu telemóvel controlado, poderiam ver os seus contactos, mensagens e registos serem manipulados por terceiros.



Após garantirem que haviam descoberto a primeira falha do iPhone, os técnicos ameaçaram que, caso a Apple não avançasse com uma correcção, detalhariam a falha durante a conferência Black Hat, marcada para amanhã.



A Apple fez a sua parte e apenas dois dias antes do prazo dado pelo trio de especialistas avançou com a correcção para as primeiras vulnerabilidades do equipamento.




Notícias Relacionadas:

2007-07-23 - Primeiro vírus para iPhone já foi desenvolvido

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.