Os utilizadores do primeiro terminal Android, o G1, já começaram a receber o alerta para a actualização do software. O patch tem como objectivo resolver uma falha de segurança no browser, descoberta na semana passada, embora inclua outras correcções a problemas menores, diz um porta-voz do Google citado pela imprensa internacional.

Segundo os investigadores do Independent Security Evaluators, o Android é baseado em cerca de 80 diferentes pacotes de software open-source e a vulnerabilidade resulta da não utilização de versões actualizadas em todos os programas. Os especialistas indicam que falha reflecte um erro num dos componentes utilizados que, certamente não estaria "actualizado".

Ao que tudo indica, o erro detectado faz com que os utilizadores que visitem páginas online através do browser do equipamento possam ser alvos de roubo de informação sensível alojada no telemóvel. Mesmo assim, segundo os investigadores, dada a complexidade da arquitectura do Android, é difícil os atacantes conseguirem controlar as funções do telemóvel ou aceder a ferramentas e aplicações do software.

A Google e a T-Mobile trabalham em parceria na distribuição do Android nos Estados Unidos. O fabrico do dispositivo ficou a cargo da HTC. As vendas do G1 tiveram inicio há poucas semanas e, até agora, ainda não há qualquer informação quanto ao número de equipamentos vendidos.