(actualizada)

A Panda Software, a Symantec e outras empresas de segurança para a área da informática identificaram um worm que classificam como o primeiro capaz de se propagar através de telemóveis. O Cabir - como é conhecido - afecta terminais que utilizem o sistema operativo da Symbian, caso dos smartphones da Nokia, Siemens e Sony Ericsson e foi criado com o objectivo de provar que é possível infectar este tipo de aparelhos com códigos malicioso.



O Cabir propaga-se através de um ficheiro denominado Caribe.sis, que se instala de forma automática no sistema quando o utilizador aceita a sua transmissão e mostra no ecrã uma mensagem com o texto "Caribe". De seguida, inicia uma pesquisa contínua de outros dispositivos para onde se possa enviar através de tecnologia Bluetooth "o que afecta de forma radical o estado da bateria no aparelho", segundo assinala a Panda Software em comunicado enviado à imprensa.



É igualmente possível que o ficheiro Caribe.sis se copie automaticamente para outros aparelhos através de Bluetooth, como por exemplo, algumas impressoras, mesmo que estes não utilizem o mesmo sistema operativo, referido anteriormente. Contudo, nestes casos, o worm não consegue continuar a sua propagação.



Os analistas consideram que devido ao seu modo de replicação, as probabilidades de disseminação do Cabir, caso se tornasse público, seriam muito limitadas. Isto porque existem três fases criticas para a sua propagação: o utilizador do dispositivo tem que autorizar a ligação do telemóvel através do protocolo Bluetooth, depois tem de aceitar o download dos dados e por último concordar em instalar a aplicação. A situação leva a que a Symantec considere que o Cabir não se baseia numa vulnerabilidade do sistema operativo, mas sim "na vulnerabilidade das pessoas que o utilizam".



Segundo a C|NET, o Cabir utiliza componentes da plataforma de desenvolvimento Serie 60 da Nokia, adoptada igualmente por outras fabricantes de terminais smartphone, como a Siemens, a Samsung, a Sendo e a Panasonic.



Pensa-se que o Cabir possa ter sido criado por "Vallez", um pseudónimo utilizado pelo 29a, um grupo internacional especializado na criação de vírus para demonstrar conceitos teóricos.



Nota de Redacção:[2004-06-16 13:21:00] A notícia foi actualizada com mais informação.


Notícias Relacionadas:

2003-03-28 - Vice-presidente do AVERT Labs alerta para o perigo das ameaças móveis