A comparticipação da Portugal Telecom na compra de caixas codificadoras para a TDT por satélite vai aumentar 15 euros, avança hoje o Económico.

De acordo com o jornal, o montante suportado pela operadora na compra vai passar dos 22 euros, inicialmente estabelecidos, para os 37 euros. Assim, os utilizadores, que pagavam 55 euros pela caixa, vão pagar apenas 40 euros.

A mudança terá sido confirmada pela empresa, segundo a qual a alteração do valor se ficou a dever à "evolução dos preços de mercado dos descodificadores" e às indicações da Anacom.

"A PT confirma que irá aumentar significativamente a comparticipação para a aquisição de descodificadores de TDT complementar, tendo presente a evolução dos preços de mercado dos descodificadores e acatando as indicações do ICP - Anacom", cita o DE.

A Autoridade Nacional de Comunicações estabeleceu também que os efeitos da decisão são retroativos até 7 de outubro, o que significa que quem tiver adquirido os descodificadores a partir dessa data, receberá 37 euros em vez de 22 euros.

Note-se que a alteração apenas se aplica à comparticipação devida aos utilizadores que não têm cobertura para a Televisão Digital Terrestre e terão, por isso, de receber o sinal por satélite, o que obriga à compra de um equipamento mais caro. Dentro deste grupo, existe ainda uma comparticipação especial para os cidadãos mais carenciados, que irão pagar apenas metade do preço.

A medida é avançada numa altura em que se sucede a polémica em torno da migração para a TDT, que deverá acontecer em todo o litoral do país já na próxima quinta-feira, 12 de janeiro. Apesar da data agendada, não têm faltado pedidos de adiamento e investigações e a Assembleia da República marcou mesmo um debate de urgência para as 15h de hoje.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes