
O governante que falava na inauguração de uma nova loja do cidadão em Queluz, concelho de Sintra, acrescentou ainda que "digitalizar não é colocar ferramentas digitais em cima de processos antigos [...] é reolhar para os processos".
Gonçalo Matias explicou também que fazer a "reengenharia dos processos" é "olhar para os processos de raiz, redesenhá-los de raiz e pôr a tecnologia ao serviço desses processos".
O ministro ressalvou, em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração, que o compromisso do Governo é fazer a reforma do Estado sem despedimentos e acrescentou que é necessário "simplificar e digitalizar".
Relativamente ao tipo de modelo que o Governo aplicará em termos de digitalização e implementação tecnológica, o ministro não avançou muito, porém afirmou que irá olhar para os "melhores exemplos internacionais".
"Nós estamos a olhar para vários exemplos comparados, estamos a fazer esse estudo, há um benchmark importante de outros países que têm uma digitalização muito bem feita dos seus serviços", disse o governante.
Gonçalo Matias referiu ainda que irá apresentar um "programa com medidas calendarizadas", relativamente ao processo de transformação tecnológica do Estado.
A nova loja do cidadão de Queluz que se situa no antigo mercado da freguesia, conta com 27 postos e 37 trabalhadores, pretendendo servir mais de 50 mil habitantes. A requalificação do edifício foi um projeto que teve a comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e foi concretizado com um investimento de mais de um milhão de euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários