A recomendação da Anacom para que a PT Comunicações integrasse no seu serviço grossista uma oferta de ADSL sem obrigatoriedade de serviço telefónico fixo foi acatada pela empresa que a incluiu na sua oferta a 31 de Outubro, diz o regulador em comunicado.

O Naked DSL deverá estar disponível para serviço aos clientes finais em Fevereiro de 2008, altura em que os operadores poderão finalmente ter uma oferta de acesso à Internet por ADSL sem obrigatoriedade de assinatura de telefone fixo, que é actualmente indissociável.

A Anacom considera que esta oferta poderá ser um estímulo à concorrência e crescimento da banda larga, sobretudo em regiões menos povoadas e junto das populações menos favorecidas. A possibilidade de ter uma ligação de banda larga ADSL sem ser obrigado a ter telefone fixo reduz os custos totais contabilizados pelos clientes quando actualmente subscrevem este serviço.

Os operadores de telecomunicações – incluindo as empresas do Grupo PT – poderão disponibilizar esta oferta nos seus pacote de acesso Internet a partir de Fevereiro, altura em que estará operacional. Para já não se conhecem ainda intenções expressas de nenhum operador nesse sentido.

A Anacom adianta ainda em comunicado que vai analisar a oferta da PTC em relação à conformidade com as definições do relatório da consulta pública que deu origem à recomendação e com os objectivos de regulação do sector.

Notícias Relacionadas:
2007-07-30 - Acesso DSL pode libertar-se do telefone fixo no próximo ano
2007-04-09 - ADSL sem serviço de linha telefónica associado em estudo