A recomendação da Anacom para que a PT Comunicações integrasse no seu serviço grossista uma oferta de ADSL sem obrigatoriedade de serviço telefónico fixo foi acatada pela empresa que a incluiu na sua oferta a 31 de Outubro, diz o regulador em comunicado.
O Naked DSL deverá estar disponível para serviço aos clientes finais em Fevereiro de 2008, altura em que os operadores poderão finalmente ter uma oferta de acesso à Internet por ADSL sem obrigatoriedade de assinatura de telefone fixo, que é actualmente indissociável.
A Anacom considera que esta oferta poderá ser um estímulo à concorrência e crescimento da banda larga, sobretudo em regiões menos povoadas e junto das populações menos favorecidas. A possibilidade de ter uma ligação de banda larga ADSL sem ser obrigado a ter telefone fixo reduz os custos totais contabilizados pelos clientes quando actualmente subscrevem este serviço.
Os operadores de telecomunicações – incluindo as empresas do Grupo PT – poderão disponibilizar esta oferta nos seus pacote de acesso Internet a partir de Fevereiro, altura em que estará operacional. Para já não se conhecem ainda intenções expressas de nenhum operador nesse sentido.
A Anacom adianta ainda em comunicado que vai analisar a oferta da PTC em relação à conformidade com as definições do relatório da consulta pública que deu origem à recomendação e com os objectivos de regulação do sector.
Notícias Relacionadas:
2007-07-30 - Acesso DSL pode libertar-se do telefone fixo no próximo ano
2007-04-09 - ADSL sem serviço de linha telefónica associado em estudo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Descubra mais sobre a música que está a ouvir no Spotify com a MusicAI Bubble -
Site do dia
Torne-se o terror dos sete mares no jogo oficial dos Piratas das Caraíbas -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários