As recentes reduções de preços de interligação entre as redes fixo-móvel anunciadas pela TMN e Vodafone já tiveram efeito para os clientes da PT Comunicações que fazem chamadas da rede fixa para as redes móveis daquelas operadoras. Um dia antes do final do ano a PT Comunicações anunciou que iria reflectir a partir de 1 de Janeiro as novas tarifas no preço final praticado aos seus clientes.

Pela terceira vez no ano de 2003, a Vodafone e a TMN comunicaram a 23 de Dezembro que iriam reduzir em 7 por cento os preços praticados junto dos operadores fixos no encaminhamento de chamadas para a sua rede. Este movimento não foi acompanhado pela Optimus, a única operadora móvel nacional que não fez qualquer mexida nos preços de interligação durante este semestre, alegando no início que estas reduções não se reflectiam em benefícios aos clientes.

Esta teoria acabaria porém por cair por terra em Outubro quando a PT Comunicações anunciou uma diminuição de 21 por centos nos preços do primeiro minuto para as redes TMN e Vodafone, e de 7,1 por cento nos minutos seguintes.

Agora a PT Comunicações voltou a baixar os valores cobrados aos clientes, reflectindo novamente as baixas das tarifas dos operadores móveis. A operadora de comunicações não indicou quais os novos valores que passou a aplicar desde ontem e também na sua página de tarifários se mantêm os preços definidos em Outubro, que eram de 0,11 euro no minuto inicial para as redes TMN e Vodafone e 0,402, 0,299 ou 0,291 nos minutos seguintes consoante as chamadas se realizem em período normal, económico ou fim-de-semana.

Sem alteração, as chamadas para a rede Optimus continuam taxadas a 0,1395 euros no primeiro minuto, sendo os períodos seguintes cobrados a 0,4584, 0,4017 ou 0,3706 consoante se realizem em período normal, económico ou fim-de-semana. A todos estes valores acresce IVA à taxa de 19%.

A primeira redução de 2003 nas tarifas fixo-móvel foi realizada pela PT Comunicações em Fevereiro de 2003, com a baixa de 50 por cento no valor do primeiro minuto das chamadas para todas as redes móveis, que à data passaram a ser cobradas a 0,166 euros (IVA incluído), o que corresponde aos 0,1395 euros sem IVA a que ainda são taxadas as chamadas para a Optimus.

De acordo com dados da PT Comunicações, mais de setenta por cento dos custos das chamadas fixo-móvel realizadas é entregue pela operadora às empresas que gerem as redes móveis devido aos preços de interligação que estas cobram. Dada esta situação, a operadora alega só poder fazer reduções no valor cobrado quando as suas congéneres móveis reduzem os preços de interligação.

Apesar das últimas reduções de preço, nos últimos tempos o volume de chamadas realizadas da rede fixa para as redes móveis tem vindo a diminuir, um facto relacionado com o crescente número de clientes de telemóveis, cujo volume de chamadas aumentou entre si e que é superior a 65% do total de tráfego dentro das redes móveis.

Tentando contrariar esta tendência para uso crescente dos telemóveis, a própria PT Comunicações manteve no ar, no último semestre de 2003, uma campanha publicitária em que referia que ligar da rede móvel para rede fixa era 15 vezes mais caro do que as ligações fixo-fixo.

Notícias Relacionadas:

2003-12-24 - TMN também reduz tarifas de interligação fixo-móvel Vodafone anuncia nova redução de tarifas fixo-móvel para Janeiro

2003-10-01 - Vodafone e TMN reduzem preço de interligação fixo-móvel em 7%

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.