Em 2010 a Portugal Telecom mais do que duplica o valor das indemnizações compensatórias a receber do Governo. Este ano a empresa embolsa 3,713 milhões de euros quando nos últimos anos recebia cerca de 1 milhão de euros de dois em dois anos, escreve hoje o Jornal de Negócios.

As indemnizações compensatórias pagas pelo Governo às empresas prestadoras de serviço público foram aprovadas a 2 de Dezembro, em Conselho de Ministros, elevando-se a um total de 497,2 milhões de euros.

As empresas públicas recebem 239,4 milhões de euros, enquanto as empresas privadas que prestam serviços públicos recebem uma fatia de 258 milhões de euros.

O valor total representa um acréscimo de 40 milhões de euros face ao ano passado e o sector da comunicação social é o maior beneficiado, com mais de 163 milhões de euros, dos quais 17,7 milhões serão entregues à Lusa e 145,9 milhões à RTP.

Segundo a notícia do Jornal de Negócios, em 2010 o valor a pagar à Portugal Telecom para ressarcir a empresa dos prejuízos com os serviços de telex, telegráfico, de teledifusão e móvel marítimo sobe este ano devido à acumulação de indemnizações.

Só em 2009 terão ficado concluídas as auditorias à contabilidade analítica da Portugal Telecom referentes a 2004 e 2005, uma tarefa promovida pela Anacom. É o resultado destas auditorias que permite identificar o valor de compensação.