A joint venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles no Brasil, resultante dos activos celulares de ambas as empresas naquele país, operará com a marca "Vivo" a partir de 12 de Abril. As empresas irão arrancar com uma ambiciosa campanha publicitária para dar a conhecer a nova marca, que se chamou inicialmente Brasilcel.



No início de 2001 as duas operadoras de telecomunicações anunciaram uma fusão para o mercado brasileiro. Desde então que têm vindo a trabalhar numa integração societária e tecnológica dos seus activos. A empresa aí originada será a maior operadora de telemóveis naquele país e em toda a América do Sul.



A nova marca Vivo é considerada o verdadeiro ponto de partida comercial da Brasilcel. Com esta nova imagem, a PT e a Telefónica Móviles revitalizaram a sua aposta no mercado brasileiro, onde competem com outros cinco operadores.



O último passo dado pela empresa da PT e da Telefónica antes do lançamento foi a compra do Tele Centro Oeste por mil milhões de euros. Com a Vivo, que opera nas zonas norte e centro-oeste do Brasil, irão alcançar-se cerca de 16,8 milhões de consumidores, uma cifra que triplica a do seu concorrente directo, a TIM.



O Brasil, juntamente com o México, é um mercado bastante apetecível na área dos telemóveis não apenas pela sua actual posição mas também pelo seu grande potencial de exploração. A taxa de penetração no mercado de telemóveis é de 30 por cento, percentagem muito baixa se comparada com os 80 por cento da Europa.



Notícias Relacionadas:

2002-12-09 - Anatel aprova negócio entre Portugal Telecom e Telefónica


2002-10-18 - PT e Telefónica anunciam fusão de negócios de telefonia móvel no Brasil