O problema que originou a falha nos servidores explica-se afinal com uma avaria num dos componentes dos servidores alojados nos centros de dados da PT Portugal em Lisboa. Numa situação do género o sistema emite um alerta ao fornecedor da tecnologia, e foi o que aconteceu neste caso.

Contudo, durante a reparação do componente avariado, um erro humano acabou por fazer falhar o sistema e deixar fora do ar vários sites suportados na infraestrutura da PT Portugal. Os sites da Cofina e vários sites do grupo Impresa, como o da SIC, estiveram entre os visados, mas também as plataformas online do jornal i e de empresas como a Ticketline ou a Gesfrota.



Em declarações ao Negócios, fonte da PT vem agora explicar que a avaria acabou por se refletir nos clientes da operadora devido a um erro humano do fornecedor dos equipamentos, que é neste caso a EMC.



O técnico enviado pela empresa substituiu o componente errado, retirando o que estava a funcionar e deixando no mesmo local o equipamento avariado. À mesma fonte, a PT garantiu que para prevenir situações do género deixou de permitir intervenções técnicas dos fornecedores sem acompanhamento direto de responsáveis da operadora.



A avaria que deixou sem serviço vários clientes da PT Portugal registou-se no sábado, 14 de fevereiro. No próprio dia ainda foi possível resolver o problema de alguns de clientes, mas muitos permaneceram fora do ar até segunda-feira. Esta terça-feira a empresa confirmou que na noite anterior conseguiu fazer regressar todos os serviços à normalidade e que não foram perdidos quaisquer dados.



O caso está resolvido mas pode não estar encerrado. Se no caso da Cofina, que detém o Jornal de Negócios e títulos como o Correio da Manhã ou o Record, a primeira nota do grupo dava conta da intenção de tomar "todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações como esta não voltem a repetir no futuro". As declarações mais recentes indicam que a intenção do grupo passa sobretudo por "dialogar com a PT sobre a forma de ultrapassar esta questão".



Já no caso da Gesfrota, a empresa admite os planos para mudar de operador e assegura que vai pedir uma indemnização pelo tempo que ficou sem serviço e pelos danos que daí resultaram.



A PT não adiantou o número de empresas afetadas pelo apagão do último fim de semana, mas admite que foram algumas dezenas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico