A PT Inovação está no pelotão da frente com duas dezenas de empresas que conseguiram já este ano a certificação na norma Carrier Ethernet 2.0 atribuída pelo Metro Ethernet Forum. Esta certificação traz à empresa maior visibilidade para os equipamentos de comunicações e argumentos de venda nesta área, na qual muitos operadores começam a mostrar interesse para garantir a capacidade de evolução das suas redes de comunicação fixa.

Alcino Lavrador, CEO da PT Inovação, explicou ao TeK que a empresa já está a trabalhar no desenvolvimento destes equipamentos há bastante tempo e que o processo de certificação teve início em outubro do ano passado, culminando no final de janeiro com a comunicação do nome dos primeiros certificados. Na lista estão fabricantes de equipamentos como a Cisco e a Huawei, mas também de processadores.

A norma Carrier Ethernet 2.0 permite uma evolução da rede de comutação de pacotes na área da qualidade dos serviços e a diferenciação por aplicação mas também na interoperabilidade entre operadores, o que se torna cada vez mais relevante com o crescimento dos serviços de Cloud.

Os operadores vão começar a implementar esta nova tecnologia e a atualizar as suas redes de fibra, e a Portugal Telecom deverá em breve avançar também com um concurso de implementação nesta área, onde a PT Inovação espera ficar bem colocada, mas o objetivo passa também pela exportação.

"A PT Inovação tem produtos em 25 países e esta certificação traz-nos maior visibilidade", explica o CEO da empresa, adiantando que está já em contactos com vários operadores - e não apenas aqueles onde a PT tem participação - e que tem "esperança que esta certificação possa levar a uma maior exportação da tecnologia portuguesa".

O impacto da versão 2.0 do Carrier Ethernet faz-se sentir sobretudo nas grandes ligações a datacenters e plataformas de serviços, como a cloud, mas Alcino Lavrador admite que também os consumidores individuais beneficiam deste avanço com a melhoria da qualidade da rede e de serviços sobre a fibra, nomeadamente na ára da TV e video conferência.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador