A Portugal Telecom, através da sua Fundação, estabeleceu uma parceria com a Qualcomm com vista a alargar a oferta de tecnologia e serviços móveis destinados a cidadãos com necessidades especiais.

Mediante a parceria, feita no âmbito da iniciativa Wireless Reach da fornecedora internacional de soluções móveis digitais, o Projecto Estrela e o Projecto Girassol, dois dos projectos de combate à infoexclusão da Fundação Portugal Telecom, conheceram novos desenvolvimentos.

Os 16 Centros de Recursos para a Inclusão Digital associados ao Projecto Estrela ganharam smartphones 3G, dotados da solução TMN GRID Mobile, um software facilitador da comunicação aumentativa, com quadros de comunicação, sintetizador de voz e orientado para o envio de SMS.

Além do TMN GRID Mobile, o Tobii, uma espécie de PC integrado num laptop de dimensão reduzida, o SICAM - Sistema Integrado para Comunicação Aumentativa e o Magic Eye, para a gestão de aparelhos domésticos através de infra-vermelhos, perfazem o restante conjunto de novidades PT introduzidas com a parceria agora anunciada.

O acordo com a Qualcomm vem beneficiar igualmente o Projecto Girassol, que tem por objectivo disponibilizar smartphones e outros equipamentos móveis a pessoas com deficiência profunda sem recursos para adquirir estes terminais pelo valor subsidiado.