A Qualcomm anunciou um novo modem 5G no Mobile World Congress em Barcelona. O X70 5G recorre a inteligência artificial para otimizar a conectividade do equipamento onde estiver integrado, melhorando a qualidade do sinal sobretudo, em bandas mais curtas.

Este não é o primeiro modem da Qualcomm a usar um algoritmo de machine learning para melhorar a performance. O X65, lançado no ano passado, já usava a tecnologia. A grande novidade aqui está no facto de ser usado um processador 5G dedicado para IA, algo inédito num modem-RF, segundo a Qualcomm.

O novo chip, além de otimizar a conectividade, vai ser energeticamente mais eficiente e melhorar a velocidade. Em teoria pode assegurar velocidades de downloads de 10 GBs (na prática tudo depende das características da rede do operador), elevada velocidade de upload e baixa latência.

Otimiza a gestão de faixas mmWave, permitindo estabelecer uma ligação mais robusta quando é utilizado este tipo de espectro, de acordo ainda com a informação divulgada pela fabricante.

Tek Qualcomm
créditos: Qualcomm

As faixas milimétricas, ou mmWave, são o equivalente à faixa dos 26GHz, com uma cobertura geográfica mais reduzida que a das restantes faixas de frequências, mas com uma capacidade de transmissão de dados muito mais elevada.

Os novos Snapdragon X70, quinta geração de modems 5G da Qualcomm para o mercado móvel, devem começar a equipar dispositivos na segunda metade do ano. Para já, a empresa não referiu acordo com fabricantes.

A Qualcomm sublinha que esta é a única família de modems 5G capaz de suportar todas as bandas comerciais 5G, dos 600 MHz aos 41 GHz, garantindo aos fabricantes a flexibilidade necessária para criar dispositivos capazes de suportar os requisitos de diferentes operadores.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades e à descoberta de novidade no MWC22, por isso acompanhe aqui as principais notícias diretamente do espaço da feira e do congresso em Barcelona.

Veja na galeria fotografias do evento: