A televisão analógica desliga-se em Espanha no próximo mês de Abril. Três meses antes, a 31 de Janeiro, 80,8 por cento da população já reunia as três condições necessárias para ter acesso ao serviço: cobertura na zona de residência, antena devidamente preparada e descodificador de TV para receber as emissões digitais, de acordo com um estudo da associação responsável pela implementação e desenvolvimento da Televisão Digital Terrestre em Espanha.



A audiência de televisão digital no mesmo período é menor - representando 56,5 por cento do consumo televisivo total -, mas mesmo assim são os utilizadores destes serviços que passam mais tempo ao ecrã. De acordo com os números, 70 por cento dos minutos diariamente consumidos em televisão vêm de espectadores com TDT.



Três de Abril é a data fixada para o apagão analógico em Espanha, antecipando os prazos fixados pela Comissão Europeia. A associação responsável pela implementação da tecnologia mostra que operadores públicos e privados já cumpriam no final de Janeiro as suas obrigações de cobertura. Os canais públicos digitais chegam a 98,35 por cento da população e os privados a 96,74 por cento da população.



A preocupação vai para os 20 por cento da população que ainda não dispõe do serviço e que precisa de preparar a antena e comprar um descodificar para receber a TDT, revela o estudo publicado pela imprensa local.