No ano de 2004 o tráfego telefónico originado na rede fixa sofreu uma quebra de sete por cento em relação às chamadas realizadas em 2003, dando origem a menos 15,1 por cento de minutos de comunicação. Os valores de tráfego no último trimestre de 2004 representam variações positivas de face aos três meses anteriores, mas de quebra acentuada em relação ao trimestre do ano homólogo, o que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribui à forte redução das comunicações dial-up realizadas perante a expansão dos acessos ADSL.

Os números da Anacom indicam que em 2003 o tráfego total de chamadas de serviços Internet por dial-up (os tradicionais serviços de acesso à Internet através da rede fixa, analógica ou RDIS estabelecidos chamada a chamada e cobrados na factura telefónica ou através dos ISPs) se elevou a 5 milhões de minutos, representando na altura 36 por cento do total das comunicações da rede fixa. Já em 2004 esse valor foi reduzido para quase metade, cerca de 3,1 milhões de minutos, diminuindo igualmente o peso no total das comunicações para 26 por cento.




Apesar do tráfego na rede fixa ter sofrido novamente quebras em todas as categorias, o que já tinha acontecido nos trimestres anteriores, as comunicações de Internet foram as que registaram perdas mais significativas, com uma variação negativa de 37 por cento em relação ao ano de 2003.




No mesmo relatório a Anacom indica que o número de linhas da rede fixa em 2004 ficou-se pelos 4.147 milhares, correspondendo a uma penetração de 40 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma variação positiva de 0,1 por cento deste indicador e, comparativamente com 2003, observa-se uma estabilização do número de acessos instalados eventualmente explicada pelas taxas de crescimento verificadas ao nível dos acessos ADSL, diz a entidade reguladora.

A Portugal Telecom mantém a liderança do mercado com perdas muito ligeiras, sendo responsável por 93,2 por cento do total de acessos instalados a pedido de clientes, valor ligeiramente inferior ao verificado no final do terceiro trimestre. Em termos de variação anual, verifica-se a mesma tendência de redução da quota de mercado de acessos instalados a pedido de clientes do Grupo PT (93,2 contra 94,3 pontos percentuais).

No mesmo relatório a Anacom conclui que no final de 2004 estavam habilitadas para a prestação do serviço fixo de telefone 21 entidades, das quais 12 se encontravam em actividade. Destas, duas prestavam o serviço através de acesso directo, três através de acesso indirecto e as restantes prestavam serviço através dos dois tipos de acesso.

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