A International Trade Commission vai investigar a Apple por violação de patentes, em resposta à queixa apresentada pela Nokia aos seus serviços, em Dezembro último, anuncia a partir do seu site.

As duas empresas estão envolvidas numa larga batalha judicial desde Outubro do ano passado, quando a Nokia acusou a Apple de usar 10 patentes relacionadas com tecnologia wireless.

No primeiro processo a fabricante finlandesa exigia uma indemnização de mil milhões de dólares à empresa de Steve Jobs, mas a Apple retaliou já em Dezembro com a acusação de que a finlandesa estava a usar ilegalmente 13 patentes por si registadas.

Na queixa dirigida no final do ano à ITC, a número um dos telemóveis acusava a Apple de ter violado sete de suas patentes "em virtualmente todos os seus iPhones, leitores de música iPod e computadores", em áreas como o interface de utilizador, câmara e até gestão de energia.

"Estamos satisfeitos por a ITC ter decidido agir rapidamente quanto ao início de uma investigação", disse um porta-voz da Nokia, citado pela Reuters.

A solicitação da Apple ao organismo regulador dos Estados Unidos, de ver bloqueadas as vendas de telemóveis da empresa finlandesa naquele país, ainda não obteve resposta.