A International Trade Commission vai investigar a Apple por violação de patentes, em resposta à queixa apresentada pela Nokia aos seus serviços, em Dezembro último, anuncia a partir do seu site.

As duas empresas estão envolvidas numa larga batalha judicial desde Outubro do ano passado, quando a Nokia acusou a Apple de usar 10 patentes relacionadas com tecnologia wireless.

No primeiro processo a fabricante finlandesa exigia uma indemnização de mil milhões de dólares à empresa de Steve Jobs, mas a Apple retaliou já em Dezembro com a acusação de que a finlandesa estava a usar ilegalmente 13 patentes por si registadas.

Na queixa dirigida no final do ano à ITC, a número um dos telemóveis acusava a Apple de ter violado sete de suas patentes "em virtualmente todos os seus iPhones, leitores de música iPod e computadores", em áreas como o interface de utilizador, câmara e até gestão de energia.

"Estamos satisfeitos por a ITC ter decidido agir rapidamente quanto ao início de uma investigação", disse um porta-voz da Nokia, citado pela Reuters.

A solicitação da Apple ao organismo regulador dos Estados Unidos, de ver bloqueadas as vendas de telemóveis da empresa finlandesa naquele país, ainda não obteve resposta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.