De acordo com os últimos dados da Anacom, existiam no final de setembro 2,8 milhões de assinantes de serviços em pacote, mais 3,1% face ao trimestre anterior, traduzidos em 85 mil novos subscritores, o valor mais elevado dos últimos 10 trimestres.

Os números mostram que cerca de 71 em 100 famílias dispunham de um pacote multiple play no período em análise, mais 6,9 pontos do que em período homólogo.

Os pacotes triple/quadruple e quintuple play foram os responsáveis pelo crescimento verificado, representando 81% do total das ofertas em pacote. Nas outras modalidades o número de subscritores diminuiu.

A opção mais utilizada é o triple play (50,1%), sendo o pacote quintuple play a segunda modalidade mais subscrita (28,2%) e a única a aumentar o seu peso relativo.

As receitas dos serviços em pacote saldaram-se em cerca de 847 milhões de euros, valor que traduz um crescimento face ao terceiro trimestre de 2013 de 11,4%. A receita média mensal por subscritor também aumentou (2,2%), passando para os 34,41 euros.

A PT Comunicações é o prestador com maior número de clientes de serviços multiple play (44,3%), seguindo-se a NOS (38,5%), a Vodafone (9,4%) e a Altice (7,7%.

Em volume de receitas a liderança cabe à NOS, com 43%, seguindo-se a PTC com 41,9%, a Vodafone, com 8,4%, e o Grupo Altice com 6,7%.

No trimestre em análise, a Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de clientes neste tipo de serviços. A operadora é a única que tem registado aumentos nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,5 pontos percentuais face a 2013 e 0,8 pontos no trimestre), quer ao nível das recitas (mais 4,2 pontos percentuais face ao período e 0,6 pontos no trimestre).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico