De Norte a Sul do país e nas Regiões Autónomas, os níveis de radiação electromagnética mantêm-se abaixo dos limites de referência. Os dados são, mais uma vez, do projecto monIT que já abrange cerca de 60% dos concelhos portugueses, tendo inclusive a Região Autónoma da Madeira a totalidade dos concelhos medidos, seguindo-se os distritos de Setúbal e Portalegre, com 92,3% e 80,0% dos concelhos, respectivamente.

A principal conclusão do estudo indica que todos os pontos estão abaixo do limite mais restritivo de exposição à radiação, que foi estabelecido a nível internacional, e que é também válido em Portugal.

Mais de 95% dos locais medidos estão pelo menos 100 vezes abaixo deste limite, verificando-se que, em média, os locais medidos estão cerca de 360 vezes abaixo do limite.

Já nos locais ditos "mais sensíveis", como escolas e hospitais, os valores médios encontram-se cerca de 1.200 vezes abaixo dos limites.

Os resultados agora anunciados resultam de medições feitas em 2.796 pontos, 54,8% dos quais em espaços públicos exteriores (ruas, praças, jardins, etc.), e os restantes em Escolas (148 estabelecimentos de ensino), Centros Comerciais, Hospitais e ainda Aeroportos, Estações de Metro, Estádios e Centros Culturais e de Espectáculos, entre outros.

O Projecto monIT realiza ainda medidas contínuas em colaboração com entidades públicas, como escolas e câmaras municipais. No âmbito destas colaborações, são instaladas estações de monitorização durante um período de três meses, que medem os valores de radiação electromagnética num determinado local de modo contínuo durante todo o dia. Foram já instaladas 34 redes de monitorização, num total de 159 locais, em colaboração com 27 municípios e sete escolas secundárias.

Também neste caso todos os valores medidos estão em conformidade com o limite mais restritivo de exposição à radiação, e, em média, encontram-se cerca de 950 vezes abaixo desse limite. Cerca de 98,5% de todos os valores estão pelo menos 100 vezes abaixo deste limite.

O monIT é uma iniciativa do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Telecomunicações, lançada em 2002, cuja finalidade é medir a radiação das estações-base (antenas) de telecomunicações móveis. Todos os resultados das mediações efectuadas são públicos e podem ser consultados no site do projecto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.