A Radiomóvel está a trabalhar num novo elemento que irá complementar a sua oferta de serviços, suportada na nova rede CDMA da empresa cuja cobertura se estende a 90 por cento do território nacional. À oferta de comunicações móveis e dos serviços push-to-talk, que estrearam os serviços na rede, a empresa anunciou agora uma oferta de banda larga com velocidades que podem chegar até aos 1,4 Mbps. A estes três serviços junta-se até final do ano um serviço de telefonia fixo.



A licença necessária para operar na rede fixa foi pedida à Anacom há já alguns meses e concedida no final do mês de Setembro com o respectivo plano de numeração (219). A empresa está agora em fase de celebração de contratos de interligação com os operadores móveis, um processo que deverá estar concluído até final do ano.



Ultrapassada esta fase o objectivo é desenvolver uma oferta empresarial, complementar aos serviços já disponibilizados e que contribua para aumentar a mobilidade dos clientes. "Temos previsto um produto na lógica do wireless office", explica ao TeK João Barbosa, director geral da empresa. "Queremos que o PABX do cliente esteja ligado à nossa rede garantindo a mobilidade do utilizador e estendendo o âmbito de utilização das ferramentas de secretária".



A Radiomóvel tem vindo a desenvolver uma nova infra-estrutura de telecomunicações móveis suportada na tecnologia CDMA e a proceder à migração dos clientes operados na rede trunking para a nova tecnologia. Até à data a empresa conseguiu colocar no mercado 3 mil terminais de voz, que suportam o primeiro serviço da rede comercializado debaixo da marca Zapp Profissional, lançada em finais do ano passado.



João Barbosa admite que o lançamento de uma oferta fixa venha acelerar o processo de migração de clientes, até porque, segundo estudos realizados pela empresa onde eram admitidos vários cenários, aquele que previa uma oferta com todas as componentes (voz fixa, móvel e dados) era o mais favorável, detalha.



Está nos planos da empresa criar uma tarifa plana para a voz fixa, aplicável a grupos fechados de utilizadores. Para já a Radiomóvel não planeia integrar a oferta de voz fixa com o serviço de Internet de banda larga que ontem apresentou (ver notícias relacionadas), acrescenta João Barbosa.



Notícias Relacionadas:

2005-10-19 - Radiomóvel lança serviço de banda larga móvel para empresas