A IDC defende que as redes locais sem fios - ou Wireless Local Area Networks (WLANs)- irão ter um impacto nos equipamentos de rede semelhante ao provocado pelos telefones móveis nas redes tradicionais de voz.



Segundo os resultados de um estudo recente da IDC, o aparecimento e adopção da tecnologia WLAN representa um salto significativo face às redes com fios existentes desde há décadas.



Em termos mundiais, as receitas relacionadas com equipamentos WLAN em 2001 atingiram os 1,45 mil milhões de dólares (1,63 mil milhões de euros), num aumento de 34,2 por cento comparativamente a 2000, e as mesmas deverão crescer até aos 3,72 mil milhões de dólares em 2006.



Apontam-se quatro factores condutores da adopção de WLANs. Em primeiro lugar, o seu emprego em novas áreas como a da educação e do retalho, em segundo a sua aplicação em espaços com muitos visitantes como os aeroportos e hóteis. A terceira e quarta razões são respectivamente a sua utilização em espaços SOHO e domésticos ligados em rede e a introdução de produtos na frequência de 5GHz (802.11a e HiperLAN/2).



Notícias Relacionadas:

2002-02-12 - Norte americanos aderem às Wireless Local Area Network