A receita média mensal referente a pacotes que englobam o serviço de TV por subscrição aumentou 2,8 euros (mais 8,1%) relativamente ao período homólogo, revela a Anacom.

Os gastos variam conforme o tipo de pacote contratado. A Anacom especifica que quando o serviço inclui TV, banda larga fixa e telefone fixo, a despesa média mensal é de 46,4 euros - menos 0,6% que no trimestre anterior.

O valor desce para os 39,7 euros no caso do pacote que inclui televisão e internet de banda larga fixa, que aumentou 5% em relação ao trimestre anterior. Quem tem apenas televisão e telefone fixo gasta em média 31,6 euros, numa subida de 0,5% face aos três meses antes.

Os números da entidade reguladora mostram ainda que, no final do terceiro trimestre de 2014, existiam cerca de 3,29 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição, mais 46,5 mil que no trimestre anterior e mais 132 mil do que no período homólogo.

Por empresas, é a NOS quem detém a quota mais elevada de subscritores (44,5%), mas continua a ser a Vodafone quem mais utilizadores tem conquistado, ocupando agora a terceira posição (6,7%).

A PT está em segundo, com uma quota de mercado de 42,1%, e a Cabovisão desceu para quarto, com 6,5%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico