A crescente rivalidade entre fabricantes e a consequente queda de preços conduziram a um decréscimo de 11 por cento das receitas mundiais da comercialização de modems e gateways de banda larga em 2002, conclui a Strategy Analytics, apesar das vendas unitárias terem aumentado. Segundo a consultora, as vendas de modems de banda larga terão aumentado 52 por cento, para os 26,3 milhões de unidades durante o ano passado.



No estudo "Residential Broadband Modems and Gateways: Global Market Forecast", a Strategy Analytics também prevê vendas anuais de 60 milhões de unidades para 2008, representativas de uma taxa média de crescimento de 15 por cento. No entanto, aconselha as fabricantes de dispositivos a manterem orçamentos de crescimento de receita negativos, já que os preços vão continuar a cair.



As receitas da indústria sofrerão um decréscimo de cinco por cento em média por ano até 2008. As tentativas para introduzir dispositivos gateway de maior valor, com tecnologia de rede wireless e outras tecnologias integradas terão apenas um sucesso limitado, refere a consultora, defendendo que a pressão para a redução de custos sobre os operadores irá continuar a prevalecer sobre a necessidade de lançar dispositivos de consumo mais avançados.



A Strategy Analytics indica ainda que a quota de mercado da tecnologia DSL aumentou durante 2002. Sessenta e dois por cento dos modems de banda larga comercializados durante o ano passado eram de DSL, face aos 57 por cento em 2001, enquanto 33 por cento diziam respeito à tecnologia cabo, com as outras tecnologias a somarem entre elas o restante. Para a consultora, o DSL irá continuar a dominar o mercado durante os próximos cinco anos, embora entretanto possamos assistir ao crescimento de algumas plataformas emergentes.



Notícias Relacionadas:

2002-12-13 - Número global de subscritores da tecnologia DSL acima dos 30 milhões

2002-10-28 - Mercado europeu de acesso à Internet por dial-up irá declinar nos próximos anos