O mercado de aplicações móveis deverá render 15 mil milhões de dólares este ano, de acordo com as últimas previsões da Gartner, agora divulgadas. O valor, equivalente a cerca de 11 mil milhões de euros, reflecte um crescimento que promete ser ainda mais pronunciado nos próximos 3 anos.

Os montantes avançados dizem respeito às receitas para o mercado global de aplicações destinadas a plataformas móveis, como as destinadas a sistemas operativos apenas para smartphones, mas também a Android ou iOS, que estão presentes tanto em telefones como tablets.

A verificarem-se as estimativas da consultora, os números a atingir este ano correspondem ao triplo dos registados em 2010, onde as receitas se situaram nos 5,2 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros).

Para 2014 os números são ainda mais impressionantes, sendo esperadas receitas na ordem dos 58 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros).

Na previsão por marcas, a Apple continua a dominar. Depois de ter sido responsável por 90 por cento dos 8,2 mil milhões de downloads (pagos e gratuitos) verificados (por estimativa) o ano passado, deverá ser capaz de manter a sua quota este ano - em que o número global de aplicações descarregadas deverá atingir os 17,7 mil milhões (81 por cento das quais, gratuitas).