A Comissão Europeia avançou hoje com uma recomendação aos Estados membros que visa facilitar o uso da infra-estrutura eléctrica para fornecer Internet de banda larga a baixos custos. O órgão executivo da União Europeia sugere aos vários Estados que removam "todos os obstáculos regulatórios injustificados, em particular às utilities, para o desenvolvimento de soluções de banda larga baseadas em power line".



A recomendação visa clarificar as regras para utilização dos cabos eléctricos, no transporte de comunicações electrónicas de dados e detalha ainda a forma de aplicação da directiva relativa à compatibilidade electromagnética, que entra em vigor daqui a dois anos, numa versão reformulada.



O grande objectivo da medida é abrir o mercado a novos fornecedores de serviços de broadband, usando a rede eléctrica. Em comunicado, a CE reconhece que o power line é pouco utilizado para este fim, mas sublinha o seu potencial e disseminação apontando para o facto de existirem 200 milhões de linhas eléctricas na Europa a cobrir casas, escolas e empresas.



"Devemos criar as condições para que tecnologias inovadoras possam demonstrar a sua viabilidade e contribuir para o crescimento da Europa", justifica Verheugen, vice-presidente da Comissão e comissário responsável pelas empresas e indústria.



A Comissão explica que a abertura do mercado eléctrico na Europa aumentou o potencial de negócio para as companhias do sector que, no entanto, se têm visto limitadas na sua actuação por falta de legislação clara.



Em toda a Europa, incluindo Portugal, existem várias experiências nesta área e algumas ofertas comerciais, como em Espanha, por exemplo. O power line começou a ser estudado há mais de 20 anos, mas nunca descolou como alternativa a outras tecnologias de dados por questões relacionadas com a compatibilidade electromagnética com outros equipamentos (que nos últimos anos deixou de ser uma questão preocupante) e pela escassez de legislação nesta área.



Notícias Relacionadas:

2004-02-05 - Oni quer 10 mil clientes em PowerLine até final do ano


2004-01-13 - EDP vai iniciar experiência comercial de power line em 2004
2003-12-10 - Iberdrola vai cobrir província de Castilla e La mancha com Power Line