A rede de quarta geração da Optimus chega já a mais de 80% da população, revelou hoje a empresa, garantindo que o valor ultrapassa a meta fixada à data de lançamento da operação.



A cobertura atual da rede 4G da Optimus estende-se a todas as capitais de distrito do continente. Até 2014 a empresa tem previsto um investimento de 300 milhões de euros para continuar a desenvolver a rede.


Na mesma nota de imprensa, a Optimus sublinha que a estratégia de cobertura com a frequência de 1.800 MHz (a faixa que suporta o 4G no iPhone 5) terá sido determinante na capacidade de levar serviços com "o pico tecnológico de 150Mbps" a mais de 50% da população.



Os três operadores têm disponibilizado informação dando conta da antecipação de metas na cobertura de quarta geração.



A TMN comunicou no final do ano passado ter alcançado, também antes do previsto, uma cobertura de 90% da população com a sua rede de quarta geração, infraestrutura que a operadora lançou em março de 2012. À data de lançamento a empresa garantia uma cobertura 4G de 20% e em abril tinha já avançado para 80% da população.



A Vodafone explica que garantiu cobertura 4G em todas as capitais de distrito do país, ilhas incluídas, em março de 2012. “Desde então a cobertura tem vindo a ser significativamente alargada a outras zonas urbanas e gradualmente chegará a todo o país”, acrescenta a operadora que, no entanto, não indica a percentagem da população já coberta pela sua rede de quarta geração.




Na criação da oferta 4G a Vodafone investiu 146 milhões de euros em direitos de utilização de frequências e explica que “ai continuar a investir, anualmente, avultados montantes na evolução da sua rede e na expansão da cobertura e capacidade, de forma a continuar a assegurar a prestação dos serviços mais avançados”.



A empresa também frisa que foi a única a adquirir espectro na faixa dos 900 MHz, especialmente destinado a serviços 3G, um ativo que lhe permitirá reforçar a cobertura nesta tecnologia.



A Vodafone informa ainda que o tráfego 4G representa à data cerca de 10% do tráfego total cursado na rede. A Optimus tinha adiantado ontem valores idênticos relativos ao 4G na sua rede.



Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação fornecida pela Vodafone.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico