Águeda anuncia-se como a primeira cidade em Portugal com uma rede WiMAX instalada. O projecto esteve em desenvolvimento durante os últimos três anos e surgiu como resposta às dificuldades sentidas pelo município no acesso à Internet em determinadas zonas, que levaram ao boicote das últimas eleições presidenciais por parte de uma freguesia, como forma de reivindicação.

A tecnologia, que permite velocidades de transmissão de voz e de dados três vezes superior à das redes de terceira geração, vem principalmente resolver os constrangimentos sentidos na zona serrana do município, refere-se num comunicado enviado à imprensa.

O actual executivo municipal teve um "primeiro contacto" com as vantagens do WiMAX numa reunião em Bruxelas, onde a tecnologia foi apresentada como uma solução para constrangimentos semelhantes aos da cidade, sendo significativamente mais barata e uma referência em vários países.

"As características morfológicas e orográficas do concelho, associadas à densidade populacional, impedem que as operadoras se fixem numa parte significativa do território, correspondente à zona serrana, e fizeram com que tivéssemos de encontrar alternativas", justifica Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Com o projecto, implementado pela Wavecom, a autarquia quer não só combater a infoexclusão, ao mesmo tempo aproximando os cidadãos dos serviços municipais disponibilizados online, mas também ser um instrumento de dinamização dos espaços públicos que estão a ser pensados no âmbito do programa de Regeneração Urbana da Cidade.

A adopção da tecnologia faz de Águeda uma smart city emergente, diz Gil Nadais, "na medida em que são desenvolvidas parcerias (…) com o objectivo de pensar o território de uma forma inteligente, onde as tecnologias da informação e comunicação são colocadas ao serviço da governança, da mobilidade, da economia e do ambiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos munícipes".