Numa reunião realizada ontem e hoje em Bruxelas, os reguladores europeus da área das telecomunicações adoptaram uma posição comum sobre a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), pretendendo facilitar a sua utilização na Europa. A decisão do European Regulators Group, que reúne as autoridades nacionais de regulação dos 15 Estados membros, segue assim no mesmo sentido que um recente documento da Comissão Europeia onde se defende a dinamização da concorrência nas telecomunicações através do VoIP.



A comissária europeia para a área da Sociedade da Informação e media, Viviane Reding, afirmou já que pretende promover intensivamente uma abordagem aberta e pró-competitiva ao VoIP em todos os 25 Estados da União Europeia, pelo que acolheu com agrado esta comunicação do grupo de reguladores, refere um comunicado da Comissão Europeia.



"Espero que a Voz sobre IP leve uma maior diversidade e inovação de serviços para o mercado, podendo ter maior impacto para os utilizadores finais e empresas do que o email", refere ainda Viviane Reding. Segundo a comissária, o VoIP é apenas a ponta do iceberg, já que as redes e serviços baseadas em IP serão a base de uma nova linha de serviços de comunicações que movimentarão toda a economia.



Viviane Reading acrescenta ainda que está convencida que à medida que o mercado de VoIP se desenvolve a Comissão Europeia e os reguladores nacionais vão trabalhar em conjunto para assegurar que não existem entraves regulatórios que possam colocar obstáculos à tecnologia.



Recorde-se que a Comissão lançou em Junho de 2004 uma consulta pública sobre VoIP que pretendia clarificar as questões regulatórias dos serviços VoIP. Os resultados desta conculta devem ser analisados e apresentados nos próximos meses

Notícias Relacionadas:

2005-02-10 - VoIP Security Alliance quer promover utilização da tecnologia com mais informação

2005-01-17 - Entrevista: "VoIP é uma oportunidade para os operadores e não uma ameaça"

2004-09-30 - Reguladores Europeus vão adoptar posição comum no VoIP
2004-05-21 - VoIP assume cada vez maior peso nas receitas de telefonia