De entre os segmentos de mercado relacionados com aplicações de música para telemóvel, o que mais se destacou no ano passado foi o que se referia aos ringback tones, ou seja, as músicas que ouvimos quando ligamos para alguém, ou o som de espera da chamada. O número de assinantes de serviços móveis que adquiriu este tipo de toques para o seu equipamento aumentou 69 por cento entre Fevereiro de 2007 e o mesmo mês deste ano.



Os dados são da M:Metrics, que caracteriza este tipo de serviço como um dos que mais se destaca "pela rápida trajectória ascendente" face a outras aplicações, como wallpappers ou os tradicionais toques para telemóvel, que obtiveram taxas de crescimento de 6,2 e 4,3 por cento, respectivamente, no mesmo período em que a análise foi efectuada.



Outros números que mostram o sucesso destas aplicações são os recolhidos pela BMI, que indicam que nos Estados Unidos as receitas provenientes dos toques para telemóvel caíram 8 por cento no ano passado, o que representa uma quebra de 50 milhões de dólares, e que este ano é esperado um novo prejuízo de pelo menos 40 milhões de dólares. Estes resultados vão acabar por fixar as receitas deste segmento nos 510 milhões de dólares, ou seja, menos 90 milhões de dólares.



Por sua vez, os toques de chamada em espera deverão ver as suas receitas aumentar em 50 por cento, o mesmo que 70 milhões de dólares, o que coloca o valor deste mercado nos 210 milhões de dólares este ano.



A estimativa final é da IDC. A consultora acredita que até ao final da década as receitas dos ringback tones ultrapassem as registadas pelos toques tradicionais.



Notícias Relacionadas:

2007-09-21 - Telemóveis custam mais de 25 euros por mês aos portugueses