A Ryanair anunciou que os seus clientes vão passar a poder utilizar o telemóvel a bordo dos seus aviões. Numa fase inicial, o serviço estará disponível numa dezena de rotas e em 14 dos 166 aviões de possui.



A partir desta fase experimental, se o serviço for bem acolhido pelos passageiros, a oferta será estendida a toda a frota dentro de seis meses, permitindo que todos possam receber e efectuar chamadas ou trocar SMS durante as viagens.



Por enquanto, apenas as operadoras O2 e 3 (de Hong Kong) proporcionarão cobertura aos seus clientes durante os voos da empresa irlandesa embora, após o período experimental, outras operadoras possam juntar-se à iniciativa.



Por fim, no que se refere do serviço, a Ryanair informa que serão cobrados até 2,5 euros pelas chamadas e 50 cêntimos por cada mensagem escrita enviada.



Na implementação do serviço, a transportadora aérea contou com a colaboração da OnAir, uma emprea participada pela Airbus que também trabalhou com a TAP e a Air France no arranque de uma oferta semelhante.