A Sagem, companhia francesa de tecnologia, anunciou que vai integrar a tecnologia Java nos seus telefones móveis. Graças ao Java os referidos aparelhos permitirão aos seus utilizadores aceder a conteúdos de valor acrescentado e oferecer serviços de dados mais atractivos aos operadores de telecomunicações.



Estes telefones móveis possuem tecnologia JTWI (Java Technology for the Wireless Industry) integrada, resultado de uma parceria entre a Sagem e a Sun Microsystems, e incorporam as funções Java 2 Platform, Micro Edition (J2ME) Connected Limited Device Configuration (CLDC), Mobile Information Device Profile (MIDP 2.0), WMA e MMAPI.



Por tudo isto, esta plataforma global possibilita aos utilizadores de aparelhos Sagem acesso à Internet, num ambiente aberto e normalizado, e outras aplicações pré-instaladas ou carregadas posteriormente, como jogos e outras aplicações pessoais e profissionais. Lançada em Setembro de 2002, a tecnologia JTWI entra assim em fase de arranque com o intuito de acompanhar totalmente os lançamentos de terminais compatíveis JTWI.



Em comunicado de imprensa, Thierry Buffenoir, Director da Divisão de Telefones Móveis da Sagem, adiantou que "actualmente estamos a registar uma grande procura ao nível de downloads de aplicações standard em telefones móveis. Ao oferecer aos operadores os telefones móveis com tecnologia JTWI totalmente integrada, a Sagem permite que os utilizadores beneficiem de uma variedade de aplicações protegidas, além de um elevado nível de personalização."



Notícias Relacionadas:

2003-01-31 - Sun elabora princípios de utilização de tecnologia Java em telemóveis