Está aberto o caminho para a democratização das comunicações via satélite, prometendo deixarem de ser apenas para um nicho de profissionais para situações de emergência, para ser adotada por qualquer utilizador através de serviços e equipamentos compatíveis.
Recentemente, a Bullit apresentou o segundo modelo de smartphones a beneficiar do seu novo serviço de comunicação por satélite, o Cat S75, que se junta ao Motorola Defy, ambos alimentados pela nova tecnologia da MediaTek. A Bullit também tem um periférico que capacita qualquer smartphone para comunicar por satélite.
Era expectável que a Samsung apresentasse a sua solução no recém-lançado Galaxy S23, sendo um dos rumores que acabaram por não se confirmar. Mas a intuição de que a Samsung estaria a preparar a tecnologia de comunicação por satélite foi mesmo confirmada pela fabricante. Mas ao contrário da proposta da Bullit que cinge a comunicação por mensagens de texto por duas vias, a Samsung já pensa também na partilha de imagens e vídeo de alta definição.
A fabricante revelou que assegurou redes não terrestres 5G (NTN) para utilizar tecnologia de modem utilizada em comunicações entre smartphones e satélites, procurando servir utilizadores em áreas remotas. A tecnologia será incorporada nos seus modems, prometendo acelerar a comercialização das comunicações por satélite em 5G. A tecnologia patente no modem Exynos 5300 pretende acelerar o caminho do 6G, que será marcado pela era do IoE (Internet of Everything). A Samsung afirma que quer liderar os avanços tecnológicos nos ecossistemas de comunicação híbrida terrestre-NTN.
Clique nas imagens para mais detalhes
Tal como outros players neste mercado, a Samsung considera crítico fornecer comunicações em áreas remotas como montanhas, desertos ou no meio do oceano. Da mesma forma garantir a capacidade de operações em cenários de desastres ou mesmo alimentar o futuro da mobilidade urbana aérea, como os táxis voadores e drones.
O modem obedece aos mais recentes standards 5G NTN, prometendo maior interoperabilidade e escalabilidade entre serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações mundiais, as fabricantes de equipamentos mobile e de processadores. Salienta que ao integrar conetividade por satélite, as suas soluções vão eliminar a necessidade de um chip de antena wireless no interior dos smartphones, tornando o seu design mais flexível. O anúncio não refere nenhum equipamento para já ou uma versão especial do Galaxy S23.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários