Nos primeiros três meses de 2012 a Samsung converteu-se no maior fabricante mundial de telemóveis, de acordo com os dados hoje disponibilizados pela Strategy Analytics.



Segundo a empresa de estudos de mercado, a companhia coreana terá vendido 93,5 milhões de telemóveis entre janeiro e março deste ano, contra um total de 82,7 milhões de equipamentos comercializados pela Nokia.



Os dados traduzem uma quota de mercado de 25,4% da Samsung e remetem a Nokia para o segundo lugar do ranking, com uma quota de mercado de 22,5% que põe fim a 14 anos de liderança mundial no mercado dos telemóveis.



Há um ano atrás, nos primeiros três meses do ano, a Nokia liderava com uma quota de 30,4% e a Samsung controlava apenas 19,3% das vendas registadas no período.



A Samsung liderou vendas mundiais também no segmento específico dos smartphones, a primeira área onde a Nokia foi ultrapassada pela concorrência.



Entre janeiro e março a fabricante coreana reforçou a liderança neste segmento dos telefones móveis inteligentes, para alcançar uma quota de 31%, deixando a Apple na segunda posição.



A empresa vendeu 44,5 milhões de equipamentos, num crescimento de 253% face ao período homólogo. A Apple vendeu 31,5 milhões, garantindo uma quota de 24%. A dona do iPhone perde relevo no ranking mundial na análise às vendas globais de telemóveis, controlando apenas 9,5% das vendas.



Nos primeiros três meses do ano foram vendidos 368 milhões de telemóveis, mais 3% que no período homólogo. Smartphones foram vendidos 145 milhões, mais 41% que em igual período do ano passado.
Recorde-se que há dias a Reuters já antecipada que os números de vendas de telemóveis do primeiro trimestre confirmariam o fim da liderança da Nokia, como o TeK teve oportunidade de escrever na altura.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira