A Samsung também não terá gostado das justificações de Steve Jobs para os problemas de rede do iPhone - que passava por mostrar como outros dispositivos sofriam de sensibilidades semelhantes. Assim, e naquilo que se pode considerar uma campanha de marketing deveras agressiva, propôs-se trocar os dispositivos da Apple com problemas pela nova coqueluche da marca, um Galaxy S. Grátis.

A campanha foi levada a cabo no Reino Unido, por um período de tempo muito limitado, e todos os equipamentos para troca esgotaram durante o fim-de-semana - embora a empresa também não tenha divulgado quantos tinha para oferecer.

Através do Twitter, a fabricante convidava os clientes do iPhone 4 que estivessem descontentes com a sua performance a reportarem o problema online e receberem um Galaxy S de forma gratuita, para substituição.

Para além disso, a Samsung decidiu basear a campanha publicitária ao seu novo telefone na qualidade da sua cobertura de rede, seguindo o tópico que tem marcado a actualidade. E depois de Steve Jobs ter recorrido a outro modelo da sul-coreana, o Omnia II, para ilustrar algumas das fraquezas dos smartphones no que a antenas concerne.

Valerá a pena referir também que os ingleses presenteados com o Galaxy S recebem o dispositivo acompanhado de uma imagem com a palavra "Hello", em que as letras L foram substituídas por barras semelhantes às normalmente usadas nos telefones para ilustrar a cobertura de rede.

Empresas como a RIM ou a Nokia já tinham vindo a público falar sobre o assunto, numa polémica que parece continuar a dar que falar, mesmo depois de a Apple ter anunciado a distribuição gratuita de umas capas destinadas a evitar os problemas de rede do iPhone 4.

A Samsung opta pelo apelo directo aos consumidores através da publicidade e das redes sociais, onde, para além da acção no Twitter, conta com uma página no Facebook onde também apresenta campanhas para ganhar o novo Android.

O Galaxy S é classificado por muitos como um dos principais candidatos aos telefones da Apple, com características como um ecrã táctil Super AMOLED de 4 polegadas, processador ARM Cortex A8 de 1GHz e um GPU SGX540. No mercado português esta disponível desde a semana passada, ao preço de 399,90 euros, sem adesão a qualquer plano.